sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Novas tendências de exercício crescem em Petrolina: No ritmo da zumba!


                      Imagem: Internet 

Que exercício físico é recomendado para melhorar a saúde e o condicionamento físico todo mundo já sabe. Mas, a existência de exercícios que vão além da tradicional academia, da caminhada ou da dança aeróbica vem aumentando de maneira expressiva na cidade de Petrolina. Um exemplo disso é o crescimento de atividades como spinning, jump, pump, pilates, tênis, grupos de ciclistas e zumba na cidade. Muitas dessas novas tendências prometem a perda de peso de maneira eficiente e divertida. No spinning a novidade é a dinâmica de uma aula motivacional com apenas bicicletas ergométricas próprias do exercício, já no pump a aula permite exercícios aeróbicos e musculares. Dentre essas novas tendências de perda de peso que chegam à cidade, destacam-se as aulas de zumba.

“Para fazer zumba não precisa saber dançar!”. A educadora física e professora de zumba, Thina Ramos (41), explica que a zumba não necessita de experiência com dança e que qualquer pessoa que não tenha algum problema de saúde grave pode fazer, independentemente da idade. Ela acredita ser esse o diferencial da modalidade. “São músicas, uma após a outra, em ritmos latinos e que oferecem a perda de até mil calorias por aula, depois que o aluno está totalmente condicionado ao exercício”. 

Thina Ramos dá aulas para cerca de 180 mulheres e está na cidade há um ano, o que demonstra o grande número de alunos que estão buscando na zumba uma maior qualidade de vida e estão encontrando facilidade e diversão nesse tipo de atividade física.

Como é o caso da estudante Bruna Porfírio (24), que pratica zumba porque foi o único exercício que conseguiu gostar depois de tentar vários outros. “Por precisar praticar atividades físicas regulares e nunca conseguir me adaptar bem em academias, resolvi tentar a zumba e fiz uma aula experimental. Como eu adoro músicas latinas e o ritmo é dançante, logo me adaptei às aulas”, conta Bruna. A estudante também expõe que sua mãe também pratica as aulas e que mesmo com o receio de não conseguir “entrar na dança” a mãe e ela se adaptaram bem à zumba e que pessoas das mais variadas idades praticam a aula com elas.



                           Na foto, a professora Thina Ramos realiza evento com a zumba na cidade de Petrolina.
                           Imagem: Portal Zap.

Segundo a professora de zumba, Thina Ramos, a zumba chama atenção por deixar os alunos à vontade com o próprio corpo e por aliar aeróbica com coreografia. “No zumba trabalha-se diversas partes do corpo, inclusive com passos de dança do ventre”. A tendência da dança com ginástica utilizando de ritmos conhecidos e não as já conhecidas músicas aeróbicas vêm ganhando cada vez mais adeptos e é uma boa solução para quem busca uma vida mais saudável e ainda não encontrou alguma atividade física que se adapte.

Não só a zumba, mas as novas tendências de exercícios estão sendo criadas para conseguir atrair as pessoas que regressam de um dia-a-dia agitado e desejam ter um melhor condicionamento físico da forma mais agradável e confortável possível. Essa tendência vem ganhando cada vez mais espaço nas academias, as quais estão buscando inovar suas opções e deixando de lado o modelo oferecido de apenas musculação e aeróbica. 


Confira o vídeo com uma aula de zumba, disponível na internet.

Por: Lícia Loltran

Nenhum comentário:

Postar um comentário