terça-feira, 26 de novembro de 2013

A era “Selfie”


            O narcisismo online, o selfie (
self :eu, a própria pessoa e o sufixo ie) foi eleita a “palavra do ano” pelo dicionário Oxford e foi definida como: uma fotografia que uma pessoa tirou de si própria, normalmente com um smartphone ou webcam, e que foi colocada numa rede social “. Segundo o dicionário a palavra “selfie” ganhou destaque depois do aumento do seu uso, que chegou a cerca de 17.000% desde o ano passado.



Papa Francisco foi a pessoa de quem mais se falou na internet em 2013
e também aderiu ao selfie Foto: AFP

            O termo “selfie” nada mais é do que o habito de tirar fotos de si mesmo para colocar em alguma rede social em busca de “likes”. A febre do autorretrato se deve, em partes, a popularização do Instagran um aplicativo gratuito que permite que o usuário tire fotos e publiquem de forma instantânea em diversas redes sociais e no próprio Instagran, com uso de “filtros” que dão um toque vintage as fotos.

foto: internet

           Autorretratos não são nenhuma novidade, Vincent van Gogh já fazia uso dessa técnica no século XIX, a diferença é que não é necessário ser um grande artista ou ter muitas noções de fotografia para produzir um autorretrato, basta ter em mãos um smartphone, tablet ou nootbook.
          O seffie virou uma verdadeira febre no mundo das celebridades, por ser um meio fácil e muito prático de autopromoção e de interação com os fãs. Recentemente a cantora Beyoncé participou do "selfie" de um fã durante seu show:





           Fenômeno muito comum entre os jovens, o selfie passou a cumprir o papel de "check-in". A estudante de farmácia Daiara Nascimento (22), gosta de registrar os lugares que frequenta " Eu gosto de compartilhar com os meus amigos e familiares os lugares que frequento ou que estou conhecendo pela primeira vez, as vezes tiro foto com as minhas amigas, mas na maioria das vezes estou sozinha. Tenho a sensação de está menos sozinha quando compartilho uma imagem minha e tenho de imediato o retorno das pessoas que curtem e comentam". Segundo a psicologa Luiza Pascoal existe tipos de selfies: Os que desejam retratar um estado de espirito, os exibicionistas e os que desejam mostrar que estão em algum lugar diferente (ou não) " O tipo mais comum é o narcisista, que usa as redes sociais para se auto firmar é muito comum, o exibicionista gosta de registrar o resultado da malhação diante do espelho da academia".


Alieny Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário