domingo, 24 de novembro de 2013

Viagem ao exterior: cada vez mais possível

Lazer ou estudo, viajar para fora do Brasil está mais fácil


Maria Yamakawa

Até pouco tempo, o intercâmbio era sonho de muitos jovens e adultos. Com mudanças econômicas sofridas pelos países ao redor do globo de 2008 para cá, ficou cada vez mais fácil viajar para fora do Brasil.

Há quem opte por programas de intercâmbio, ou que vá por lazer. De qualquer forma, os preços são cada vez mais atrativos - e por vezes, mais em conta do que viagens domésticas.

Casa Rosada, ponto turístico da Argentina (kersaber.com.br)
No Natal de 2012, a família França decidiu passar as festas do final de ano na Argentina. No pouco tempo, o estudante de Jornalismo da PUC Rio, Rafael França, 18 anos viveu experiências variadas no país portenho.

"Fui à Argentina no final do ano passado e fiquei até o início deste ano. Permaneci ao todo por 10 dias. De maneira geral fui bem tratado" destaca o estudante. 

"Com a economia deles em crise e a inflação aumentando, o comércio local precisava (e ainda precisa) dos brasileiros. Afinal, são eles os maiores consumidores." Essa dependência econômica é perceptível até mesmo na cobertura que o principal jornal de lá (Clarín) dá para os brasileiros."

Europa

Experiênia na Inglaterra
Mesmo com pouca idade, Rafael França já viveu a experiência de ser intercambista. Em 2012, ele foi à Inglaterra e ficou pouco mais de seis meses na cidade de Cambridge. Desta vez, não a passeio. 

"Fui para viver uma nova cultura e aprimorar o inglês. O pessoal que me recebeu foi ótimo e me ajudou muito lá, mas a saudade de casa foi grande."

Seja na Europa, América ou em outro continente, está cada vez mais fácil transformar o sonho em realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário